O artesão da palavra: uma construção poética do eu-lírico em Hilda Hilst

Autores

  • Rian Lucas da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba https://orcid.org/0000-0002-3810-6316
  • Girlene Marques Formiga Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Palavras-chave:

Hilda Hilst, Poesia Hilstiana, Construção poética, Eu-lírico, Artesão da palavra

Resumo

No presente estudo, busca-se analisar como se forma a construção poética do eu-lírico no poema de número VIII, inserido no capítulo intitulado “Poema aos homens do nosso tempo”, do livro “Júbilo, memória, noviciado da paixão” (1974). Após as análises, averígua-se que o eu-lírico constrói sua poética mediante um artesão da palavra, que concebe a palavra, ou melhor, o seu ofício do poeta como ato fundamental para trazer luz a ambientes nefastos. 

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Biografia do Autor

Rian Lucas da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Graduado no curso de Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Desenvolve pesquisas na área da Literatura Brasileira com temáticas voltadas aos estudos de gênero, identidades, diversidades e sexualidades, bem como questões que envolvem feminismos, homoerotismos, entre outras. Além disso, é escritor de textos (poemas, contos e crônicas) dentre os quais alguns já foram, inclusive, publicados em revistas (Ecos da palavra e LiteraLivre).  

Girlene Marques Formiga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Licenciada, Mestre e Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Mestrado em Letras na área de Linguagem e Ensino (2004) e Doutorado na de Cultura e Literatura (2009). Além da formação nessa área, especializou-se em Educação Tecnológica pela UFPB (2001) e em Gestão em Educação a Distância pelo IFPR (2016). Também é Bacharela em Direito pela UFPB (1994). Professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. É docente na Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, orientando pesquisas principalmente na área de Ensino e Literatura. Tem interesse por temas relacionados ao Ensino de Educação Profissional e Tecnológica, Ensino de literatura, à História da leitura, Leitura literária, Literatura infantil e juvenil, em perspectivas sócio-histórico-culturais. É líder do grupo de pesquisa LLEF - Leitura, Literatura, Ensino e processos formativos (CNPq/IFPB) contribuindo com as seguintes linhas de pesquisa: Leitura e Ensino de Literatura e Novas tecnologias da informação e comunicação nas práticas educativas. Divide a liderança do Grupo Tecnologias colaborativas no ensino e redes aprendentes na educação profissional na linha Práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica. Integra ainda o grupo de pesquisa Estágio, Ensino e Formação Docente (UFPB), atuando na linha Leitura, Literatura infantil, juvenil e ensino. 

Referências

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Publicado

25-06-2023

Como Citar

Silva, R. L. da, & Formiga, G. M. (2023). O artesão da palavra: uma construção poética do eu-lírico em Hilda Hilst. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 1(15). Recuperado de https://ueadsl.anais.nasnuv.com.br/index.php/UEADSL/article/view/1134